Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

blogue atlântico

blogue atlântico

30
Mar08

Quando é que a “velha” cai?

Atlântico


Temos memória curta. Para desdramatizar o caso do telemóvel na escola Carolina Michäelis, alguém  se lembrou de um filme, Sementes de Violência. Aprendemos assim que já em 1955, na América, o convívio entre professores e estudantes não era sempre idílico – e ainda não havia telemóveis. Mas com tantos séculos de história à disposição, porque não ir mais longe? Até 363, por exemplo, quando S. Cassiano de Ímola foi morto pelos seus alunos, armados para o devido efeito com os estilos de ferro com que escreviam. E embora muita gente não vá acreditar, a verdade é que o ministro da educação do imperador Juliano não era Maria de Lurdes Rodrigues.



Mas se um filme americano não chegou para pôr em perspectiva o último motivo de alarme nacional, muito menos a lenda de um santo. Tivemos assim de assistir às rábulas do costume, com uns a exigir a restauração urgente da palmatória, e outros a explicar que existem “procedimentos” para gerir a “situação”. Na caixa de comentários de um jornal, alguém sugeriu à professora, com toda a seriedade, que convidasse a aluna para ir ao cinema, de forma a criarem “uma nova relação”. Que fazer, entre os viúvos da “autoridade” e os noivos da “psicologia”? Viajar 200 anos para trás, quando é suposto os professores terem sido deuses para os seus alunos; ou 200 anos para a frente, quando professores e alunos conviverem, em pé de igualdade, numa harmonia sábia?



O mundo já não é como uns imaginam que foi, e ainda não é como outros desejam que venha a ser. E agora? Talvez seja a altura de todos fazermos um esforço para compreender isto: que, só por si, o braço de ferro filmado entre uma professora e uma aluna numa escola do Porto não compromete a democracia nem justifica um golpe de estado. Bem sei que não é assim que os meus contemporâneos gostam de encarar estes episódios. O caso do Porto foi aproveitado para tudo: houve quem nos desse lições de história social, e quem finalmente partilhasse connosco as suas pequenas teorias caseiras sobre o conceito de autoridade. E não faltou, claro, o habitual chorrilho de originalidades: uma delas foi a proposta de tratar a indisciplina nas escolas como um simples aspecto da criminalidade. Se um aluno agredir um professor fará todo o sentido chamar a polícia – mas se um aluno atender uma chamada na aula também? Deveria então o Ministério da Educação trespassar a tutela do “sistema de ensino” ao Ministério da Administração Interna? Uma vez perdido o sentido das proporções, é difícil manter o sentido do ridículo.




É significativo que entre tantos cursos abreviados de sociologia da família, ninguém se tivesse interessado por saber mais sobre a aluna, a professora, ou a escola. E ninguém se interessou por esta razão: o nosso gosto actual é promover cada incidente, por mais restrito ou localizado, a um “grande problema”, de modo a podermos exigir a este ou àquele ministro soluções gerais e definitivas para as dificuldades do “mundo actual”. Onde esperamos chegar por este caminho? Fará sentido esperar de um governo, mesmo tão poderoso e determinado como o nosso, que corrija com uma portaria as últimas décadas de evolução social?



E se decidíssemos ver o caso da Carolina Michäelis, não como um embaraço desta ministra ou mais uma lástima da civilização contemporânea, mas apenas como o problema daqueles alunos, daquela professora, daquela escola – e para ser resolvido a esse nível, independentemente de poder ser lamentado por todos? E postas as coisas assim, talvez devêssemos discutir o seguinte: em vez de estatutos e procedimentos confeccionados no ministério, não seria mais útil dar aos estabelecimentos de ensino do estado a margem de manobra e os meios suficientes para lidarem com cada caso de indisciplina tal como parecesse mais adequado aos responsáveis no local, sem referência a autoridades externas?



É agora hábito falar do ensino opondo o estatal ao privado. A respeito de disciplina, a diferença é esta: numa escola privada há alguém que é suposto tratar da questão, e não simplesmente passá-la burocraticamente para a direcção-regional e o ministério. Porque é que as escolas estatais não hão-de dispor da mesma autonomia e responsabilidade? E se cada escola do estado fosse uma instituição com identidade e vontade próprias, em vez da célula anónima e passiva de um “sistema de ensino” definido e comandado a partir de uma rua de Lisboa? E se cada escola tivesse o seu próprio estatuto do aluno? E se cada escola pudesse escolher os seus alunos, e cada aluno escolher a sua escola?



Em vez de encarar as dificuldades do ensino estatal como um “grande problema”, que ninguém sabe resolver, a não ser reescrevendo o livro do Génesis, porque não dividi-lo em muitos pequenos problemas locais, confiando em que seriam resolvidos da maneira possível pelas pessoas concretas a quem esses problemas dizem directamente respeito?


Não, a “velha” não caiu, ao contrário do que chegou a antecipar o denodado documentarista da Carolina Michäelis. Mas outra “velha” já deveria ter caído: a mania de falar do ensino de um ponto de vista impossível.

[Rui Ramos]

-

Artigo de 4ª Feira no jornal Público
Editado para o Blogue Atlântico

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Links

Outros Mares

Outras Ondas

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D