Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

blogue atlântico

blogue atlântico

31
Mai08

Livros Atlânticos (3)

Paulo Pinto Mascarenhas

Os homens criam, os deuses queriam

 

Clique aqui para ver Criadores, Os, de PAUL JOHNSON no Submarino.com.br

Paul Johnson, Criadores, Lisboa, Alêtheia Editores, 2007 (2006), 387 PP



por Nuno Amaral Jerónimo

A imaginação é mais importante que o conhecimento. Palavras de Einstein. Da mesma autoria, “o segredo da criatividade é saber como esconder as fontes”. Em Criadores, Paul Johnson promete-nos descobrir as nascentes de alguns dos percursos mais criativos da história da cultura ocidental. Dezassete criadores em treze ensaios, de Chaucer a Walt Disney. E um posfácio dedicado aos cientistas.


Johnson, que escreveu em 1988 um relato amargo sobre as contradições entre o pensamento público e o comportamento privado dos intelectuais (Intelectuais), descreve de forma bem mais exultante as condições socio-biográficas da criação artística. Tal como a trilogia de Daniel Boorstein (Os Pensadores, Os Criadores e Os Descobridores), estes dois volumes sobre intelectuais (pensadores e criadores, distinção mais clarificadora já usada por Boorstein) antecipam um anunciado Heróis. Juntos constituirão um trio de volumes sobre a intervenção individual na construção do mundo.


Johnson debruça-se sobre a criatividade de forma tão erudita como espalhafatosa. O historiador grave de História do Judaísmo ou de O Renascimento dá lugar a um ensaísta maravilhado com a criação artística que nos apresenta. Ainda maravilhado, porque somos informados à saciedade, muitas vezes de forma quase adolescente, que o autor conhece aquelas obras há muitos e muitos anos. E que, ainda assim, continuam a fascinar. Prova da importância e da eternidade desses trabalhos. O autor idolatra Shakespeare e adora Chaucer, Mark Twain e Bach, admira o trabalho de Dürer, a escrita de Jane Austen, a costura de Balenciaga, as criações de Walt Disney. O caso deste último é curioso. Johnson junta no mesmo ensaio, e como contraponto, Disney e Picasso, natureza e modernidade. Johnson manifestamente despreza a obra do pintor malaguenho (que diz ter invertido a fórmula clássica das “belas artes” de utilizar 10% de novidade e 90% de habilidade) e não hesita em exibir traços detestáveis da sua personalidade para o demonstrar. O entusiasmo do autor sobre as mentes criativas reflecte-se obviamente nos seus julgamentos. O que não diminui a obra. Pelo contrário, é a sua força.

 

Paul Johnson usa a biografia e o contexto histórico para revelar as condições de criatividade. A paixão, a concentração, a transformação do real no simbólico e a capacidade de trabalhar arduamente, mas também os acasos e as contingências. Austen, se fosse uma rapariga bonita, não teria tido dificuldade em casar, mas não teria escrito nenhum dos seus romances. Talvez o maior fascínio de Johnson esteja na utilização de um idioma. Ferramenta de uso comum e universal, uma língua torna-se diamante eterno na cabeça criativa de um génio.
Se Chaucer inventou a inglesa, Shakespeare imortalizou-a e Twain popularizou-a.

 

[Publicado na Revista Atlântico]
 

Links

Outros Mares

Outras Ondas

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D