Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

blogue atlântico

blogue atlântico

31
Mai08

Livros Atlânticos (4)

Atlântico

Desempregado Moral

 

 

John Le Carré, O Canto da Missão, Lisboa, Dom Quixote, 2007, 391 pp. 

 

por Bruno Vieira Amaral


No início dos anos 90, John Le Carré, ex-espião ao serviço de sua majestade, era um desempregado moral da Guerra Fria. Os livros de espionagem que o celebrizaram não eram, apesar disso, retratos a preto e branco com os bons de um lado e os maus de outro. No cenário da Guerra Fria, num mundo bipolar, foi isso que resgatou Le Carré do submundo do thriller de espionagem. Parece que o negócio do homem era, afinal de contas, a literatura.
Então porquê chamá-lo, hoje, desempregado moral? Le Carré estava habituado a deslizar suavemente na superfície gelada de um lago conhecido. Após o degelo viu-se subitamente em pleno alto mar e sem referências. Navegar entre Cila e Caríbdis requer perícia, mas ficar à deriva é outro desporto. Afinal, é num mundo de dúvidas que mais precisamos de coordenadas morais. Le Carré foi encontrá-las em África e na América Latina – os muros das lamentações das pesadas consciências ocidentais.

 

A par da literatura, Le Carré investiu no negócio da culpa ocidental. Os seus livros mais recentes podem considerar-se um híbrido do velho romance de espionagem com o romance pós-colonial. Guerra Fria servida a quente, no calor de uma África destruída por guerras e promessas. O terreno ideal para o pessimista Le Carré dividir o mundo entre inocentes e culpados, preto(s) e branco(s) num mundo a cores. É o que acontece em O Canto da Missão.


Bruno Salvador, um mulato filho de pai irlandês e de mãe congolesa, trabalha como intérprete para os serviços secretos britânicos. Salvo, como é conhecido, sente-se uma zebra (preto e branco, não é nem uma coisa nem outra). Ele é a ponte entre as duas margens, sem pertencer a nenhuma. A coincidência de um casamento em ruínas com uma jovem branca de boas famílias, a súbita paixão por uma enfermeira africana e um trabalho em que fica a saber mais do que devia empurram-no para a margem africana, para as riscas negras da “zebra”. Intérprete numa conferência secreta promovida por um anónimo Sindicato, Salvo fica a par de um projecto filantrópico para desenvolver a República Democrática do Congo, que não passa de um golpe de Estado para favorecer os interesses económicos do Sindicato. É preciso dizer que o Sindicato é um covil de ocidentais corruptos e sem valores? É preciso dizer que os africanos são descritos à luz de uma generosa e muito ocidental condescendência?

 

Salvo é um inocente que descobre que os brancos à sua volta são todos culpados. Ele e Hannah, a enfermeira congolesa que representa a África que Salvo deixou para trás aos dez anos, são duas almas que o Ocidente não corrompeu, e África é o reduto físico dessa inocência. E para Le Carré é outra coisa: a derradeira oportunidade de emprego moral.

 

[Publicado na Revista Atlântico]
 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Links

Outros Mares

Outras Ondas

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D