Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

blogue atlântico

blogue atlântico

26
Jun08

Vila da Feira

Paulo Tunhas

 

Em Santa Maria da Feira (anteriormente: Vila da Feira, um nome que devia ter sido guardado), três juízes (o "colectivo") foram agredidos por algumas das dezoito criaturas que julgavam, num julgamento que decorria num quartel de bombeiros, por o tribunal do lugar – como muitos, parece – não estar em condições (arriscava desabamento). Alguém do governo disse que a proximidade (de facto, quase intimidade) entre juízes e julgados não tivera papel decisivo nos incidentes. Óbvio erro de alguém do governo, pouco sensível a detalhes simbólicos, mas não interessa. O que interessa é que o caso é ilustrativo do país real e mal amanhado que temos. E mais: é ilustrativo da muito imensa incoincidência entre o país real e o país imaginário e quadriculado do primeiro-ministro.
 
Estas coisas são culpa do Engenheiro Sócrates? Não, é claro. Não foi ele que nos fez pobretes (e não alegretes) como somos. E será que a mania de construir um universo muito regulamentadozinho, com asaes e tudo, saiu da cabeça dele? É claro que não. Limitou-se a copiar o que se faz lá fora. E é ele o culpado por a economia estar má? Que se saiba, Sócrates, por mais que o jogging o mantenha em boa forma, não é Deus.
 
O que é culpa de Sócrates é a insensibilidade militante à diferença entre Portugal e, digamos, a Inglaterra. O que é culpa dele é a estupidez – sim, a estupidez – política e humana de fingir que não há diferenças nenhumas, e que somos todos como aquelas criancinhas postiças (lembram-se?) muito contentes por terem uns computadores porreiros, electrizadas por choques tecnológicos.
 
O que é que uma pessoa pode desejar? Um liberal salvífico que o venha substituir? Quem o deseje que o deseje. Até porque o podem desejar muito intensamente que ele não aparece de certeza, nem numa noite de nevoeiro, pelo menos antes de a China se tornar uma democracia liberal, o que ainda deve demorar uns tempos. Mais modestamente, pode-se desejar alguém com bom senso e que perceba que os galos de Barcelos são diferentes dos relógios de cuco suíços e que faça o melhor que pode com o que tem. Parecendo que não, fazia uma certa diferença. Não delirar faz uma certa diferença. Manuela Ferreira Leite fazia. Espero que faça.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Links

Outros Mares

Outras Ondas

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D