Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

blogue atlântico

blogue atlântico

27
Jun08

(A)sí se puede

Miguel Morgado

 

Depois de saber que gradualmente os apoiantes de Hillary Clinton vão desistindo da hostilidade para consigo que cresceu durante a campanha, Obama provocou mais perturbações noutro segmento do eleitorado americano. Ao que parece, muitos black republicans ou conservadores negros estão relutantes em apoiar McCain. A figura de Obama fá-los hesitar. Há mesmo quem se deixe entusiasmar. Mas o caso mais sintomático é o de Armstrong Williams, um dos mais famosos conservadores negros dos EUA.

Williams, segundo as suas próprias palavras, sempre foi conservador, nunca votou num candidato Democrata, foi agraciado por George W. Bush, envolveu-se em todas as controvérsias pelo lado conservador, não tem simpatia pelas causas Democratas. Porém, desta vez, há algo que lhe diz que o seu voto não está vinculado ao partido de sempre. Há algo que lhe diz - ou como o próprio refere, "a História empurra-me..." - que Obama talvez mereça o seu voto. Serão as suas propostas? Williams diz que "não gosta muito das suas propostas". Serão as ideias que Obama advoga? Williams confirma que também não gosta particularmente delas. E nem uma palavrinha de apreço pela "esperança" ou pela "mudança". Nada. Williams encolhe os ombros e refugia-se por detrás do H maiúsculo da palavra História para não ter de dar razões dos seus julgamentos.

Mas talvez eu possa ajudar o pobre Armstrong Williams a perceber o que transformou a sua atitude e o seu juízo político. É que parece que não sobra mais nenhuma explicação senão esta: as razões de Williams escondem-se por detrás de um grande R - e não é o R de razão. O racismo tem muitas faces.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Links

Outros Mares

Outras Ondas

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D