Terça-feira, 30 de Setembro de 2008
Boletim meteorológico da crise

O Prémio Nobel da Economia, Joseph Stiglitz, antecipa um longo período de recessão nos EUA e prevê a vitória de Barack Obama nas presidenciais norte-americanas das próximas semanas, porque os eleitores vão rejeitar a política do partido republicano.
Público
De Ricardo Sebastião a 30 de Setembro de 2008 às 14:44
O Stiglitz é muito biased, esse e o Krugman promovem actualmente outras agendas que não o livre mercado e isso, para mim, chega para os desqualificar como economistas
Veja-se lá que até o Louçã é Doutorado em Economia eheheh
De Manuel Leão a 30 de Setembro de 2008 às 15:55
Pois claro.
É melhor ouvir uma segunda opinião.
E, aqui, tem muitos à mão: Henrique Raposo, Pedro Marques Lopes, o RAF, o A. A. Amaral.
Um pouco mais longe tem o César das Neves.
De Bernardo Correia a 1 de Outubro de 2008 às 10:22
"Biased" ou nao, este senhor costuma acabar por ter razao no que diz... e normalmente nao e dado a alarmismos. A analise do Stiglitz as crises financeiras internacionais do final do seculo XX estava inteiramente acertada (crise asiatica de 97, savings & loans, o 'wild east' - queda da russia, etc). Para referencia, leiam o livre dele chamado 'globalisation and its discontents'.
Stiglitz (tal como Krugman) e um keynesiano. Isso nao faz dele um oponente da liberdade de mercados, apenas alguem com uma visao moderada e que entende que, ao semelhante do que se diz sobre a democracia, o mercado e a pior forma de organizacao economica... com excepcao de todas as outras.
Vale a pena ler este artigo (sei que o Guardian nao deve ser considerado fonte de grande confianca neste forum, mas vale a pena tentar):
http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2008/sep/30/wallstreet.marketturmoil
A minha singela previsao e que o Keynesianismo vai voltar de forma triunfante e o Friedman e o Hayek vao ficar na gaveta durante uns anos (e depois voltam, tudo e ciclico)
Comentar post