Domingo, 23 de Março de 2008
"Capital Social" e sucesso na aplicação das políticas públicas

A propósito do que se tem lido e escrito na sequência do pequeno "happening" do Carolina, Miguel Poiares Maduro, no Geração de 60, recupera com sentido de oportunidade a obra de Putnam, "Bowling Alone".

 

***

 

No actual estado de coisas, não é fácil, nem fazer diagnósticos lineares, nem prescrever remédios milagrosos. Ainda assim, parece-me pertinente realçar que, sejam quais forem as políticas públicas escolhidas, não há soluções aptas a reabilitar a "escola" se não formos capazes de combater a progressiva desagregação do "capital social" - instituições, família, sentido de comunidade e proximidade entre governadores e governados, criação de centros de responsabilidade intermédios, próximos dos cidadãos.

 

***

 

Abstracções e políticas públicas desenhadas a regra e esquadro entre-paredes dos Ministérios, por muito boa-vontade governativa que exista no momento da sua concepção, estão condenadas ao insucesso se não houver, no plano comunitário, quem consiga zelar pela sua boa execução.



publicado por Rodrigo Adão da Fonseca
link do poste | comentar

Comentários:
De Anónimo a 23 de Março de 2008 às 23:23
O nome é Robert D. Putnam.


De RAF a 24 de Março de 2008 às 12:11
Caro anónimo,
Eu sei. O lapso resulta da hora a que o texto foi escrito.


Comentar post

pub
pesquisar
 
linques
blogs SAPO