11
Jun08
Este país existe?
Henrique Raposo
Este país, este regime não existem. Não podem existir. São um excesso de realidade que, de certeza, não existe.
Há 3 dias que um bando de gandulos fora da lei bloqueia as estradas do país. E a polícia não faz nada. Olha e ri. Claro, a própria polícia é uma corporação que já deve estar a pensar no seu próprio bloqueio. Com os 7 ou 9 sindicatos da PSP na liderança.
O ministro da administração interna serve para quê? Num país decente, num regime decente, Rui Pereira já estava com a carta de demissão na mão. O principal responsável pela morte daquela pessoa é das autoridades, a começar por Rui Pereira. Porque permitiram que os piquetes fora-da-lei actuassem de forma impune durante 3 dias.
E o Presidente anda a fazer o quê? Está à espera do quê para dar um grito? Democracia não é a abolição da autoridade. É a legitimação da autoridade.
Nenhuma corporação ou sindicato é superior à democracia e à lei. Mas a linguagem e a mentalidade corporativa (salazarismo) e neo-corporativa (PREC, as “conquistas de Abril”, o sindicalismo arcaico) continuam a dominar a cultura política desta terra. Melhor: cultura “tribal”.