Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

blogue atlântico

blogue atlântico

19
Out08

As sagradas opiniões (2)

Paulo Pinto Mascarenhas

 

Regresso agora e vejo que corre uma bela discussão sobre as diferenças entre as esquerdas e as direitas ali em baixo a propósito de um também belo poste do Afonso Azevedo Neves. A discussão tinha a ver com o possível fim do 5 Dias - que eu lamentaria mas que tudo indica irá continuar depois da saída de um grupo liderado por Fernanda Câncio. O regresso de Nuno Ramos de Almeida é um bom sinal disso mesmo. Mas basta ler alguns dos últimos textos de f. no 5 Dias - em que os insultos mais graves são escritos sem explicitar o alvo - para se perceber que a situação era insustentável. Curiosamente, percebe-se ainda que tudo começou realmente a implodir com a diferença de opiniões sobre o "Caso da ERC" e a existência ou não de pressões ilegítimas do primeiro-ministro José Sócrates sobre o jornal Público e outros órgãos de comunicação social.

 

O bom do maradona - sempre expedito a comentar depreciativamente alguns autores deste blogue - resolveu palpitar sobre o assunto, mas parece-me que dá vários tiros ao lado. É que, de facto, como diz o Afonso Azevedo Neves, existe uma diferença fundamental entre os blogues de esquerda e os de direita, até no modo como acabam - ou se zangam os seus membros. Os blogues de esquerda funcionam em grupo, são sempre um "colectivo", ou pelo menos pretendem funcionar assim, mesmo que forem liderados por uma ou outra personalidade. Já os blogues de direita - pelo menos todos aqueles em que escrevi - são individualistas e não são comandados à distância nem obrigados a uma fidelidade de grupo. É cada um por si e ninguém por todos, como já tenho escrito em diversas ocasiões.


Aqui, neste blogue, a opinião sobre tudo é absolutamente livre e cada um é responsável apenas pelo que escreve. A única grande discórdia que aqui existiu - e que levou à saída de um dos autores (curiosamente acompanhada por grandes comentários críticos e analíticos de alguns dos principais responsáveis pela actual cisão no 5 Dias) - não resultou das diferenças de opiniões, que existiam desde o início - mas das palavras escritas terem sido consideradas inapropriadas para um blogue que era o braço cibernético da revista Atlântico. Hoje, que já não temos essa obrigação, a responsabilidade de cada um continua a ser o único limite à total liberdade de opinião.

10 comentários

Comentar post

Links

Outros Mares

Outras Ondas

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D